Esgotaram-se os ingressos para show de Milton Nascimento
Esgotaram-se os ingressos para o show de Milton Nascimento. Depois de longa ausência dos palcos da capital, o cantor mineiro fará no domingo (20) às 20h o show de encerramento do projeto 24H de Cultura, realizado pela Secretaria Municipal da Cultura, que neste fim de semana levará outros 42 espetáculos culturais gratuitos a 14 pontos de Porto Alegre para celebrar seus 239 anos.
Milton Nascimento fará aqui a primeiríssima apresentação de seu último cd “...E a Gente Sonhando”, que depois excursionará pelo Brasil e exterior. Ele se apresentará com cerca de 30 artistas (entre músicos e figurantes) e cantará a música "Estrela, Estrela", de Vitor Ramil, que é a quinta faixa das 16 desse seu novo cd.
Quase 40 anos após o encontro com Lô Borges em Belo Horizonte (do qual nasceu o Clube da Esquina), Milton retoma o fio da meada desse marco na carreira de ambos. Em "...E a Gente Sonhando", o cantor reuniu cerca de 25 jovens músicos, cantores, compositores e instrumentistas de sua cidade natal, Três Pontas, e redondezas para criar um álbum com o mesmo espírito coletivo exercitado no já internacionalmente famoso Clube da Esquina.
As gravações aconteceram entre julho de 2009 e julho de 2010. Milton esteve esse período em Três Pontas para registrar o som dos talentos locais. Estreante, a maior parte daqueles músicos ainda não completou 25 anos e sequer tinha entrado em um estúdio de gravação antes. Como fez em Pietá (2002), seu álbum de estúdio anterior, Milton destacou em "...E a Gente Sonhando" três vozes da novíssima geração: as de Bruno Cabral, 19 anos, Ismael Tiso Jr., 24, e Paulo Francisco, 27.
O repertório do disco
A faixa-título do disco foi a segunda canção completa, com música e letra, que Milton escreveu, e data do início dos anos 1960. Milton conta que essa música lhe pareceu adequada para fazer a ponte entre o menino que ele foi e os jovens músicos que ele apresenta nesse trabalho. Desses novos músicos, gravou "Olhos do Mundo" (Marco Elízeo/Heitor Branquinho), "Eu, Pescador" (Clayton Prosperi/Haroldo Jr) e "Do Samba, do Jazz, do Menino e do Bueiro" (Ismael Tiso Jr/Miller Rabello de Brito).
Parcerias suas com Fernando Brant são "Me Faz Bem", gravada por Gal Costa em 1987, "Espelho de Nós", lançada por Simone em 1989, e "O Ateneu", que integrou trilha sonora de espetáculo teatral homônimo, baseado no clássico livro de Raul Pompeia. Com o mineiro Flavio Henrique, Milton compôs "Amor do Céu, Amor do Mar", com letra que cita Elis Regina, uma de suas grandes intérpretes. Com Pedrinho do Cavaco, fez "Gota de Primavera". E, sozinho, escreveu "Sorriso".
Milton faz também interpretações para "Estrela Estrela" (Vitor Ramil), "Flor de Ingazeira", (João Bosco e Francisco Bosco), "Resposta ao Tempo", (Cristóvão Bastos e Aldir Blanc), "Raras Maneiras" (Tunai e Marcio Borges), "Adivinha o Quê" (Lulu Santos) e "O Sol" (Antonio Júlio Nastácia).
Os arranjos do álbum ficaram sob os cuidados de Milton, do violonista Marco Elízeo e de Wagner Tiso. Parceiro clássico de Milton, Tiso toca piano em 11 das 16 faixas. Além da turma de Três Pontas, também estão na ficha técnica de "...E a Gente Sonhando" grandes músicos como Vittor Santos (trombone), Nelson Oliveira (trompete), Widor Santiago (saxofone) e Lincoln e Ricardo Cheib (bateria e percussão).
Marcelo Oliveira da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário