Concerto da OSPA comemora o aniversário de 153 anos de Santa Maria (RS)
Concerto com entrada franca ocorre na Igreja Nossa Senhora de Fátima, às 20h30
A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre estará em Santa Maria (RS) ACONTECEU terça-feira (24/5), em um concerto comemorativo aos 153 anos da cidade. O espetáculo ocorreU na Igreja Nossa Senhora de Fátima, às 20h30, e tem entrada franca. Sob a regência do maestro Manfredo Schmiedt, regente do Coro Sinfônico da OSPA e diretor artístico da Orquestra Sinfônica da UCS (Universidade de Caxias do Sul), serão executadas obras de compositores como Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840 - 1893), Joaquin Rodrigo (1901-1999), Gustav Mahler (1860-1911) e Aram Khatchaturian (1903-1978). A apresentação também terá a participação do solista Paulo Inda, ao violão.
O Concerto tem início com Capricho Italiano, de Tchaikovsky - um dos compositores russos mais conhecidos do mundo. Depois, com o solo de Paulo Inda, a Orquestra executa O Concerto de Aranjuez – obra cheia de referências a música folclórica espanhola e uma das mais famosas do compositor Joaquin Rodrigo. Na sequencia do programa está Adagietto, da Sinfonia n° 5, do alemão Mahler. O espetáculo termina com Marquerade, da Suíte nº 2, obra do armênio Khatchaturian que obteve sucesso imediato desde sua estreia, em 1941.
Violonista erudito e professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Paulo Inda realiza concertos pela América do Norte, Sul e Europa, apresentando um repertório que vai da música renascentista à atual, incluindo performances solo, de câmara e concertos com orquestra. Com o título de Mestre em Guitar Performance pela Manhattan School of Music, de Nova Iorque, estudou com alguns dos mais importantes nomes do violão atual, como Eduardo Fernández, Mark Delpriora e David Starobin.
Com mestrado em Regência pela Universidade da Geórgia (EUA) e Graduação em Regência pela UFRGS, Manfredo Schmiedt já participou de cursos de regência na Holanda, na Alemanha, na Argentina, nos Estados Unidos e no Brasil. Estudou com renomados maestros, como Eleazar de Carvalho, Roberto Duarte, Lutero Rodrigues, Ernani Aguiar, Carlos Alberto Pinto da Fonseca, Emilio de César, Arlindo Teixeira, Hans van Homberg, Helmut Rilling, Jean Fournet, Eric Ericson, Mark Cedel, Melinda O’Neal e Yoel Levi. Além de sua intensa atividade na Orquetsra Sinfônica da UCS e na OSPA, já foi convidado para reger orquestras de vários Estados brasileiros e do exterior.
A OSPA é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura. Os Concertos são patrocinados pela Lei Federal de Incentivo a Cultura, Vonpar, Ipiranga, Gerdau, Souza Cruze Brasília Guaíba. A realização é da OSPA, Prefeitura Municipal de Santa Maria e Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Serviço:
O que: OSPA se apresenta em Santa Maria (RS)
Quando: terça-feira (24/5), às 20h30
Onde: Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Santa Maria (RS)
Regente: Manfredo Schmiedt
Solista: Paulo Inda
ENTRADA FRANCA
Nenhum comentário:
Postar um comentário